segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O excesso para abrir as vias do afeto

Na semana passada, Giselle nos passou um aquecimento que funcionou muito bem para mim.
Habitualmente, aquecemos corpo e voz mais mecanicamente e depois passamos para um exploração dos movimentos da bacia, que reverberam para todo o corpo em som e movimento. Em seguida vamos trazendo palavras, frases das personagens e improvisando pelo espaço, às vezes criando relação com outros, às vezes na nossa própria viagem.
Sei que nesse dia o comando foi que exagerássemos, fôssemos nos excessos, explorássemos outros lugares sem julgar, mesmo que aparentemente não houvesse ligação com a construção da personagem (esse é um constante exercício de [construção e desconstrução] para um não congelamento da forma que é bem interessante, penso).
Ir nesse máximo foi ótimo para mim. "Gastando" a energia no aquecimento, quando fomos passar de fato as cenas da peça, estava energizado, o corpo vibrátil, e ao mesmo tempo mais poroso ao que acontecia. Ter gastado antes me esvaziou, e não fui pra cena ligado no 120 - o que tenho descoberto ser importante para a escuta, a consciência da cena, a abertura. Resumindo: experimentar o lugar do excesso me ajudou a posteriormente dosar minha energia, não me ensimesmando a ponto de não me afetar pelos outros, pelo público, o espaço, etc (como já aconteceu). Abri, abrir, abrir... Lembrei do Ferracini na aula aberta: pra fora, necessariamente pra fora!

PS: Ontem no ensaio de domingo Giselle deu uma excelente direção antes de passarmos o primeiro bloco. Falou sobre afetar-se, estar no aqui-agora, deixar que as coisas e pessoas te atravessem, sobre não forçar a barra se determinada ação não vier - choro, riso ou quaisquer outras, de que o corpo nos dá muita emoção, nos leva a lugares potentes, se tivermos a percepção de ouvi-lo (estava relendo todo o blog agora e li uma anotação justamente nesse sentido); e falou sobre o prazer de interpretar, de não perdermos de vista o prazer de fazer aquilo. Foi minha melhor passada da cena do Brinde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário